21 de abril: um dia de reflexões

O País relembra a trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes em razão do ofício de cirurgião-dentista.

Compartilhe

Receba nossa newsletter
Agosto 2015 Edição do Mês
Cláudio Miyake

Cirurgião-dentista. Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo - CROSP.


Tiradentes foi enforcado e esquartejado em punição à participação no movimento da Inconfidência Mineira. Ele morreu como mártir em 1792 e, décadas mais tarde, foi reconhecido como herói. O feriado nacional convida todos nós, cidadãos, a fazermos uma avaliação sobre o Brasil que, desde Tiradentes, almejamos.

O dia 21 de abril também é simbólico para os profissionais da Odontologia, representados por Tiradentes. A data inspira reflexões sobre a atual situação de toda a classe no país. Nos últimos anos, os avanços foram significativos. Os conselhos foram fortalecidos, a Odontologia registrou importante crescimento nos setores público e privado e o Brasil vem sendo reconhecido como um dos países de vanguarda em tecnologia especializada na área. Destaca-se ainda o fato de o Estado de São Paulo ser referência no mercado, tanto pela qualidade dos serviços, quanto pela excelência dos profissionais que aqui atuam.

Apesar dos vários motivos a serem comemorados, também há, sem sombra de dúvidas, muitas conquistas pela frente. Boa parte da população ainda necessita de acesso aos tratamentos odontológicos, e é fundamental que o poder público mantenha os esforços para ampliação da oferta. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é ferramenta decisiva nesse processo.

O Conselho tem atuado de forma sistemática para viabilizar mais acesso da população aos serviços. Destacam-se, especialmente, as campanhas de combate ao câncer de boca, que leva a óbito cerca de quatro mil brasileiros por ano, e os inúmeros programas de conscientização sobre a importância da saúde bucal para a qualidade de vida e o desenvolvimento social. Também são fortes as ações de valorização dos profissionais da Odontologia.

Todas essas ações foram intensificadas nos últimos meses e serão ampliadas a partir do mandato que se inicia agora.

Os ideais de Tiradentes encontram-se vivos. Liberdade também significa Saúde.

 

Notícias Relacionadas